Apresentação
O Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Políticas Sociais/PPGPS foi criado em 1999, vinculado às origens do Comitê Multidisciplinar – hoje Interdisciplinar – da CAPES. No ano de 2014, depois de 14 anos formando mestres e de mais de 135 dissertações defendidas, foi aprovado o curso de Doutorado, tendo iniciado em 2015.
Institucionalmente, o PPGPS, com a incorporação do Doutorado, vem fortalecer a participação da UENF na Câmara II do CA Inter (Sociais e Humanidades), com a particularidade e potencialidade de ser o único programa na região que promove, através da interdisciplinaridade no campo das Políticas Sociais, a convergência de várias áreas de conhecimento, contribuindo para o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia, transferindo métodos entre áreas e buscando gerar novos conhecimentos e novas disciplinas. O caráter interdisciplinar do curso visa, estrategicamente, o aproveitamento integral das potencialidades de um corpo docente de alto nível, atentando para as singularidades presentes, contribuindo para uma significativa articulação de percepções, saberes e práticas diversas que caracterizam a atuação dos docentes e pesquisadores que participam do PPGPS.
O PPGPS tem optado como proposta pelo fortalecimento do compromisso de atendimento das necessidades formativas profissionais da Região Norte e Noroeste Fluminense, uma área estratégica do Estado do Rio de Janeiro que testemunha um frenético processo de transformação estrutural de suas vocações econômicas e estrutura demográfica. Os dilemas e desafios do atual ciclo de desenvolvimento social, econômico e político (principalmente o regional) mobilizam a maioria dos esforços dos pesquisadores do PPGPS, atentos às complexidades dos problemas contemporâneos. Deste modo, as pesquisas desenvolvidas pelos docentes do Programa e suas equipes têm procurado dar conta dos grandes temas e questionamentos da realidade social contemporânea, buscando contribuir para a superação da denominada crise do Estado, considerando-se suas especificidades e contradições nos países de modernidade periférica e, ainda mais nitidamente focado, na região norte-fluminense, cujos contrastes entre a pujança da economia do petróleo, os mega-empreendimentos e os indicadores sociais, especificamente os educacionais, de distribuição de renda e violência evidenciam uma situação de inequidade, pobreza e vulnerabilidade social alarmante.
Com efeito, as atividades de pesquisa do PPGPS contemplam, a partir de uma abordagem interdisciplinar, vários projetos dedicados à investigação de políticas sociais que visam analisar e-ou superar problemas regionais, sobretudo aqueles voltados para:
– a questão urbana (em suas diversas vertentes);
– a questão rural (agricultura familiar;
– o desenvolvimento sócio-econômico;
– os movimentos sociais (no campo e na cidade);
– a problemática socioambiental;
– os impactos sociais decorrentes dos processos de exploração e produção de gás e petróleo na bacia de Campos;
– o desenvolvimento sustentado do polo cerâmico e da fruticultura;
– os saberes naturalísticos das populações tradicionais;
– as relações Inter étnicas em diversas esferas;
– as políticas educacionais, seus atores e seus impactos sociais;
– questões que envolvem a geração de trabalho e renda;
– os programas e as políticas de atendimento à saúde, assistência social, habitação, transporte, entre outros;
– as relações entre comunicação e conhecimento, ciência, tecnologia e inovação;
– temas relacionados às Políticas Culturais e de Preservação e Memória;
– problemáticas relacionadas à Educação Básica e Superior.
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PARTICIPAÇÃO E REGULAÇÃO
LINHAS DE PESQUISA
1 EDUCAÇÃO, CULTURA, POLITICA E CIDADANIA
Trata questoes relativas as formas emergentes de cidadania, inclusao e participacao social, sua relacao com as diferentes modalidades de conhecimento e saberes e sua importancia na consolidacao da sociedade democratica. O foco se situa nas tensoes decorrentes da participacao e regulacao na producao, distribuicao e apropriacao diferenciada dos bens sociais, educacionais, culturais e politicos pelos individuos e coletividades. Discutem-se as politicas educacionais e culturais no contexto do Estado democratico, o problema da desigualdade e seu papel na construcao do espaco publico republicano. Reune ainda estudos culturais, historicos e de memoria social, dando enfase ao debate contemporaneo sobre patrimonio, identidade, diversidade cultural, genero e universalizacao dos direitos de cidadania. Focaliza o estudo de questões e temáticas do campo da educação relativas ao agendamento da politica educacional, a historia da educação e aos direitos sociais.
2 ESTADO, SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE E TERRITÓRIO
Visa aprofundar a reflexao critica sobre as relacoes entre Estado, Sociedade, Meio Ambiente e territorio que permeiam o debate contemporaneo das politicas sociais em escala nacional e regional. A analise recai sobre o estudo, monitoramento e avaliacao de politicas setoriais espacialmente localizadas. Volta-se para o estudo dos impactos sociais destas transformacoes e as formas de gestao do territorio, do meio ambiente e do sistema produtivo. Aborda questoes concernentes ao desenvolvimento e a sustentabilidade indagando as interacoes do Estado com organizacoes da Sociedade civil, movimentos sociais e comunidades humanas em ambientes urbanos e rurais. Discute tematicas correlatas, tais como os ordenamentos territoriais e ambientais, estrategias de apropriacao, gerenciamento de recursos naturais e conflitos socio-ambientais em diferentes escalas de analise. Incorpora e articula nesta dimensão questões do agendamento das politicas sociais como bem estar, saúde, trabalho e moradia.